O WhatsApp
é um aplicativo de mensagens instantâneas e chamadas de voz para smartphones. As
possibilidades do aplicativo são: enviar mensagem de texto; enviar imagens;
enviar vídeos; enviar documentos em arquivo PDF e fazer ligações grátis.

Especialistas
informam que mais de 35 por cento das vendas são realizadas pelo aplicativo.

COMO VENDER PELO WHATSAPP

O WhatsApp é um aplicativo de mensagens instantâneas e chamadas de voz para smartphones. As possibilidades do aplicativo são: enviar mensagem de texto; enviar imagens; enviar vídeos; enviar documentos em arquivo PDF e fazer ligações grátis.

Especialistas informam que mais de 35 por cento das vendas são realizadas pelo aplicativo.

Neste artigo vamos listar 6 passos para vender mais pelo aplicativo Whatsapp. São eles:

#01 passo: conhecer as funcionalidades

Considerando a perfeita utilização do aplicativo, é possível usá-lo através do computador, melhorando a praticidade no dia-a-dia, além de facilitar o compartilhamento de arquivos.

Para utilizar esse recurso, basta acessar o endereço: web.whatsapp.com e, então, seguir as orientações.

Confira as vantagens:

-> Digitação mais rápida;

-> Aumentar o foco no trabalho, pois o WhatsApp estará aberto em uma das abas do navegador e não será necessário acessar o celular com tanta frequência;

-> Criar um banco de respostas padronizadas com as principais dúvidas e informações;

-> Possibilidade de utilizar o corretor ortográfi­co que sempre sublinha as palavras erradas;

-> Visualizar vídeos e fotos na tela do computador, sem precisar fazer o download para o celular.


Leia Também: Use e abuse do marketing para vender mais


#02 passo: compor uma lista de contatos

Você precisa do telefone de contato dos seus clientes e, para isso, é possível aplicar algumas ações que contemplem essa informação, como exemplos:

Desenvolva campanhas promocionais que seja necessária uma solicitação através do WhatsApp para concluir o cadastro na campanha. Divulgue essa informação em e-mails, artigos, posts nas redes sociais, dentre outros. Assim, será possível que seu cliente, espontaneamente, cadastre seu contato. A partir daí, é só registrar o número.

A segunda forma de conseguir o contato de seu cliente é solicitando diretamente para ele.

Esse método é um pouco mais difícil do que o anterior e, por isso, é importante destinar um tempo na elaboração gentil do pedido para adicioná-lo no WhatsApp da empresa. No entanto, o desa­fio aí é se tornar interessante para seu cliente, ou seja, pensar como pode conquistar a atenção, quais os tipos de informações ele gostaria de receber no seu aparelho. Essa busca vai auxiliar bastante sua empresa a conhecer melhor seus clientes.


Leia Também:  Atender bem seu cliente para vender mais


#03 passo: segmentação do público

É importante segmentar os clientes para que seja feita uma comunicação mais direcionada. Uma boa prática para aplicar durante o cadastro de clientes é adicionar antes do nome uma pequena sigla que o identifi­que dentro do segmento escolhido por você.

Alguns exemplos de segmentação:

Idade: Essa segmentação é clássica, mas é extremamente importante, especialmente no momento de elaborar uma promoção. É imprescindível falar a mesma linguagem que seu público e essa segmentação ajudará bastante.

Compradores: Essa segmentação diz respeito aos clientes ativos, que estão sempre em contato com sua marca e que já ­deslizaram seus gostos. Esses merecem uma comunicação diferenciada.

Prospects: Essa segmentação é a que mais deverá ser alimentada, pois prospecção de novos clientes deve ser tarefa primordial e corriqueira.


Leia Também:  Confira a nossa lista com 7 fornecedores brasileiros de roupas no atacado


#04 passo: Lista de transmissão

Com toda sua lista de contato pro­fissional segmentada e devidamente organizada, um recurso muito importante para estrati­ficar a comunicação é a criação de Listas de Transmissão.

Essa lista é a reunião de contatos do mesmo segmento que receberá individualmente uma mensagem enviada por você, como por exemplo: Promoção exclusiva para clientes da cidade X.

Essa informação, que pode ser desde uma imagem informativa até um simples texto, será enviada uma só vez e todos receberão ao mesmo tempo. Para criar uma lista de transmissão: abra seu WhatsApp e clique em Listas de Transmissão (canto superior esquerdo) e, então, clique em Nova Lista, adicione os contatos e nomeie o grupo.


Leia Também:  Shoppings Atacadistas de Roupas em Brusque - SC


#05 passo: Promoção / Propaganda

O WhatsApp possui uma grande flexibilidade de formas de envio. Porém, o grande diferencial está relacionado com a criatividade para conquistar a atenção do seu cliente, sem ser invasivo e desagradável. É possível começar através de vídeos curtos e imagens, lembrando a importância da qualidade desse material, que estará diretamente associada à sua marca.


Leia Também:  Conquiste sua independência financeira revendendo roupas


#06 passo: Agregue serviço à sua marca

Não demore muito tempo para responder aos seus clientes, a­nal essa ferramenta é de mensagem instantânea e os clientes esperam uma resposta mais rápida do que os recursos habituais. Além disso, não envie muitas mensagens aos seus clientes. A overdose de mensagem é extremamente desagradável e prejudicial à imagem da marca. Concentre-se em ser útil e inteligente.

Importante!

Devido a facilidade de interação com o cliente que essa ferramenta possibilita, utilize cada recurso a seu favor e estreite ainda mais essa relação com seus clientes para agregar valor à sua marca, oferecendo serviços que complementem seu principal negócio, como exemplo:

Lojas de roupas e sapatos podem, além de enviar as novidades, esclarecer dúvidas sobre disponibilidade de tamanho, preço e, caso o cliente seja de outra cidade, realizar a venda e enviar o produto.


Aproveite esse recurso e venda muito!

  • Compartilhar:

Categoria: , Négocios, Tutorial

Data: 16/03/2019 00:15:10

Autor: Sandra Santos