Você
já ouviu falar sobre a importância do atendimento ao cliente para seu negócio?

Pode
parecer óbvio afirmar que atender às necessidades dos clientes é a parte
essencial da excelência do próprio atendimento ao cliente. Certamente tudo gira
em torno desse fator: somente irá existir interação se você estiver fornecendo
algo de que o cliente precise.

Atender bem seu cliente para vender mais

Você já ouviu falar sobre a importância do atendimento ao cliente para seu negócio?

Pode parecer óbvio afirmar que atender às necessidades dos clientes é a parte essencial da excelência do próprio atendimento ao cliente. Certamente tudo gira em torno desse fator: somente irá existir interação se você estiver fornecendo algo de que o cliente precise.

Alguns acham fácil desenvolver um ótimo relacionamento com as pessoas, enquanto outros não têm qualquer espontaneidade para fazê-lo. Além disso, mesmo aqueles que têm habilidade para estabelecer bons relacionamentos às vezes encontrarão pessoas com as quais isso é mais difícil.

A habilidade tem muito a ver com a capacidade de observar e ouvir as pessoas com muita atenção.

Por exemplo, se você está lidando com um cliente que fala muito baixo, é útil dirigir-se a ele da mesma maneira. Se um cliente fala muito alto e de modo direto, uma reação idêntica irá indicar ao cliente que vocês se comunicam de forma semelhante.

É como sintonizar a mesma frequência de rádio.

O atendimento ao cliente não se resume a um conjunto de tarefas ou a uma lista do que se pode ou não fazer: é um modo de ser. E algumas percepções podem fazer toda a diferença, como as perguntas relacionadas abaixo:

O que o atendimento ao cliente significa para você?

Provavelmente, a melhor forma de compreender o que o atendimento ao cliente significa para você, é pensar em suas experiências como cliente. O nome disso é EMPATIA, ou seja, se colocar no lugar do outro. Pense em como você gostaria de ser atendido e faça o mesmo a seu cliente.

Quem são seus clientes?

É muito difícil oferecer um bom atendimento aos clientes a menos que se saiba exatamente quem eles são. As pessoas são diferentes e você deve conhecer seu cliente para compreendê-los. Difícil? Ninguém disse que seria fácil.

Você sabe atender os clientes ao telefone?

A característica mais evidente de se lidar com clientes ao telefone é referente ao modo de usar a voz, então:

# simplesmente sorria ao falar ao telefone, mesmo sabendo que o cliente não está te visualizando, porém, ele percebe no seu tom de voz o que você está passando, ou seja, qual o seu humor naquele momento;

# fale como seu cliente como se estivesse sentada à sua frente. Use seu lado artístico e finja que você e seu cliente estão sentados um de frente a outro, isso faz com que a conversa flua melhor;

# ouça atentamente não só o que é dito, mas também como está sendo dito, pois, a maioria das pessoas que têm pressa irá falar muito rapidamente. Portanto, procure acompanhar o ritmo delas;

# esteja preparado e sempre tenha uma caneta, bloco ou papel prontos. Sempre tome nota daquilo que foi conversado.


Leia Também: 10 dicas para começar a vender roupas com pouco dinheiro


Lidando com as reclamações dos clientes

As reclamações dos clientes são como uma faca de dois gumes. Por um lado, elas são usadas para medir o atendimento insatisfatório, mas, por outro, representam uma fonte de informações inestimável sobre as necessidades e expectativas dos clientes.

Embora possa parecer estranho, um número cada vez maior de empresas encara o recebimento de reclamações como um fator positivo. Diz-se com frequência que, para cada reclamação ouvida, existem outros vinte clientes que não se incomodam em reclamar — eles simplesmente procuram outro lugar.

Receber uma reclamação pelo menos proporciona a oportunidade de fazer algo a respeito. Se você não receber a queixa, não há nada que possa fazer para corrigir o problema.

A reclamação de um cliente oferece uma excelente oportunidade para mostrar o quanto você é bom e há provas de que um cliente cuja reclamação é resolvida satisfatoriamente torna-se um cliente mais leal do que outro que nunca teve motivos para reclamar.

Não há dúvidas de que as expectativas dos clientes em relação ao atendimento que recebem sempre aumentam e sempre mudam. Esteja sempre atento aos desejos e anseios de seus clientes para vender cada vez mais.

Lembre-se: o atendimento ao cliente é uma chave fundamental para alcançar o sucesso. Aproveite e aprenda cada dia mais.

  • Compartilhar:

Categoria:

Data: 09/03/2019 18:37:35

Autor: Sandra Santos